A iniciativa Universo de Leituras surgiu para
atender às necessidades de desenvolvimento de crianças e adolescentes em sua maioria da rede pública de
ensino e de origem afro-descendentes, que apresentavam defasagem idade-série e
desinteresse pela leitura. Para o desenvolvimento de suas habilidades de
comunicação e expressão, cognitivas, sociais e motoras, buscamos promover a revalorização
da cultura afro-brasileira, através de ações transversais com a capoeira, em
seu contexto mais amplo do movimento, dança e música, que naturalmente já
estimula e trazem mudanças significativas no aprendizado, sendo utilizada como
ferramenta complementar aos conteúdos exigidos na grade curricular das
instituições de ensino. Para tanto as atividades de leitura passaram a ser planejadas considerando a capoeira em seu
contexto mais amplo do movimento, dança e música, a partir da análise dos seus processos
histórico-cultural, suas modificações
adaptativas e suas possibilidades enquanto instrumento revolucionário transversal
de cultura e educação para edificação de uma pedagogia sócio-cultural.
OBJETIVO
Promover a revalorização da cultura afro-brasileira, através de ações transversais com a capoeira, em seu contexto mais amplo do movimento, dança e música, que naturalmente já estimula e trazem mudanças significativa no aprendizado, utilizando-a como ferramenta complementar a formação de leitores/escritores.
OBJETIVOS
1.
Utilizar elementos de
diferentes expressões culturais para contextualizar a leitura/escrita e
qualificar processos
de formação de leitores/escritores
2.
Democratizar o acesso
à cultura/escrita para amenizar as diferenças na qualidade da
escolarização de indivíduos de diferentes estratos
sócio-econômicos
3.
Planejar ambientes de
leitura para criar condições de desenvolver o comportamento
leitor/escritor em indivíduos com dificuldades de acesso à
cultura escrita;
- Conhecer e recontar as histórias do universo da capoeira através das músicas e das rodas de contos, lendas e mitos da capoeira;
- Motivar e incentivar as crianças e jovens a relatarem suas vivências com a capoeira e as brincadeiras de roda para registrarem na memória momentos marcantes de sua história;
- Desenvolver e melhorar a capacidade de articulação e expressão na fala das crianças e jovens
ACESSO AO PONTO
É livre o acesso e a
participação nas atividades da iniciativa Universo de Leituras. Basta o
interesse em ler e
escrever, se apresentar à coordenação ou monitoria e se integrar ao melhor dia
e horário.
ATIVIDADES OFERECIDAS
Oficina de leitura Recital de poesia
Cineclube Festival de música
Produção de Texto Exposição fotográfica
Sarau Roda de leitura
A INICIATIVA ESTIMULA
A formação de grupos de leitores e/ou
escritores
A formação de educadores e/ou artistas e/ou
mediadores culturais
O aprendizado de técnicas artísticas e/ou
literárias
A criação de oportunidades para conhecer e
qualificar a produção literária local, regional, nacional ou internacional
O uso de mídias como suporte para a produção
literária [vídeo arte, web-arte, entre outras]
Ações que levem à apreciação ou à leitura crítica
da produção literária
A inclusão de temas ligados à
cultura local, à história de vida das pessoas e de sua comunidade nas práticas
culturais e educativas
O conhecimento de modos de
fazer, práticas culturais e artísticas característicos da comunidade
O registro e a documentação
de práticas culturais tradicionais, artísticas e/ou modos de fazer
característicos da comunidade
A divulgação de práticas
culturais e artísticas da comunidade
RESULTADOS ALCANÇADOS PELA INICIATIVA
Diante das especificidade dos alunos por em sua maioria serem da rede pública de ensino e de origem afro-descendentes, a iniciativa Universo de Leituras apresenta-se como veículo de educação formativa nos sentidos teórico e prático na área de ciências humanas, linguagens e ciências da natureza junto a crianças e jovens atendidos, contemplando os PCNs, a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), que tornaram obrigatório essa perspectiva de ensino, atendemos à necessidade de se repensar os discursos e práticas educacionais na sociedade brasileira contemporânea, possibilitando aos sujeitos da dinâmica educacional a apropriação didático-pedagógica das expressões culturais.
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